Marcada para os dias 3 a 8 de outubro, a 22ª Goiânia Mostra Curtas terá palco no Teatro Goiânia e   exibirá 76 filmes em cinco mostras, incluindo as competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, além da 21ª Mostrinha, especialmente voltado para público infanto-juvenil. A programação inclui também a mostra não competitiva Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum, e ações de formação, cursos, Laboratório de Roteiros Audiovisuais, masterclass, debate, encontros e homenagem. Também celebra a exposição “Arte Em Cartaz – 22 anos de Goiânia Mostra Curtas”, ressaltando a contribuição do festival na democratização audiovisual, capacitação profissional e formação de público para o cinema nacional.

A Goiânia Mostra Curtas é um festival realizado e idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 22ª edição, em 2023, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes, 2022. Conta com patrocínio da Rodonaves Transportes e Apoio Institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, apoio do Sebrae Goiás e do Projeto Paradiso Multiplica.

A Goiânia Mostra Curtas  se tornou um divisor de águas para o audiovisual em Goiás, trazendo à tona e levando para o Brasil tudo que o estado tem a oferecer nesse setor. O festival, que foi pioneiro na capital goiana, é realizado e idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. Ao longo de mais de 20 anos, a Goiânia Mostra Curtas acompanhou a evolução do audiovisual, seja ela tecnológica, mercadológica, de linguagem e formato. E em todos esses anos, a trajetória foi de luta, conquistas, aprendizados, formação de plateia e fomento à produção audiovisual.

A multiartista Saskia será atração da 22ª Goiânia Mostra Curtas, em um Pocket Show  que mistura arranjos experimentais de música eletrônica e performance artística. A apresentação musical da gaúcha, que atualmente vive em São Paulo, acontece no palco do Teatro Goiânia, durante a cerimônia de abertura do festival, às 20h. Saskia transita entre o eletrônico e o orgânico, demonstrando suas habilidades como instrumentista, beatmaker, cantora e compositora. Além disso, ela também atua nas áreas de direção, roteiro, câmera, atuação, performance, fotografia e desenho.