Alunos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, se classificaram para a etapa nacional do FIRA Brasil, o maior evento de robótica do país, e vão disputar a final do torneio em novembro, no Ceará. A equipe, vinculada ao Núcleo de Robótica da EFG, conquistou o 3º lugar na modalidade Cliff Hanger U19, de 15 a 19 anos, na qual robôs de pesos iguais tentam empurrar o oponente para fora da arena, enquanto desviam de obstáculos.

O grupo chamado de Rassiliano é composto por quatro integrantes: Eloá Oliveira, Geovanna Viana, Danielly Khalil e Cauã Rodrigues, que agora vão em busca da classificação para o torneio mundial. Por isso, na competição estadual ocorrida na sexta-feira (29/09), a medalha de bronze foi muito comemorada. Geovanna frisou que “competir e aprimorar o conhecimento foi incrível”. Já Eloá destacou a importância do evento para o aprimoramento do aprendizado. “Queremos ampliar a robótica não só por robôs de competição, mas também na inclusão e automação”, explicou.

O robô usado na etapa estadual foi feito na EFG e, para a final nacional, a equipe já planeja modificações. Se classificados para a etapa mundial, o FIRA RoboWorld Cup and Summit 2024, a turma competirá no Brasil, em São Luís, Maranhão, em agosto do ano que vem. Segundo o coordenador de Serviços Tecnológicos e Apoio à Inovação (STAI) da escola, Vítor Vinícius Gomes Cerqueira, os alunos estão fazendo o levantamento dos materiais para os próximos robôs, com foco na etapa nacional. “Os oponentes [da etapa regional] estavam muito preparados e a equipe agora, mais experiente, está muito animada para a nacional”, apontou.

As EFGs são ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Elas oferecem cursos técnicos de curta duração tanto em robótica quanto em outras áreas da tecnologia.