Ao completar dois anos do lançamento do Programa NutreBem, iniciativa de cunho social da OVG ( Organização das Voluntárias de Goiás (OVG),  a entidade contabiliza à marca de 3,8 milhões de refeições doadas a famílias em vulnerabilidade e a entidades sociais cadastradas. Neste período, o Programa já distribuiu 385.474 pacotes do Mix do Bem, que rendem 10 refeições cada, e 49.674 pacotes de frutas desidratadas em todas as regiões goianas.

Responsável pela produção e distribuição do Mix do Bem, o NutreBem possibilita o processamento e distribuição de alimentos arrecadados pela OVG com produtores e permissionários das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) mesmo nos municípios mais distantes, sem prejuízo nutricional.

“Antes de lançarmos o NutreBem, as frutas, verduras e legumes in natura que o Banco de Alimentos da OVG arrecadava na Ceasa só poderiam ser distribuídas a famílias da grande Goiânia, porque são alimentos muito perecíveis. Pensando na necessidade de quem vive no interior, lançamos o NutreBem, que desidrata esses alimentos e aumenta sua vida útil e nutricional”, destaca a presidente da OVG, Gracinha Caiado. “Como eu digo sempre, é com ações como essa que garantimos dignidade e qualidade de vida às pessoas. Essa é a nossa missão”, reforça.

Carro chefe do NutreBem, o Mix do Bem é um alimento de fácil preparo, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados. Além dele, o programa ainda oferece frutas, como abacaxi, maçã e banana desidratadas. Entre as famílias atendidas pela OVG está a da aposentada Madalena Josefa da Silva. Para ela, o Mix do Bem faz toda a diferença. “Lá em casa, quando faço essa mistura, é uma festa. Quando estamos preparando, sobe aquele cheiro que dá até água na boca. Sem falar que ainda faz bem pra saúde”, relata.

Gerido pela OVG desde 2019, o Banco de Alimentos já doou mais de 5,5 mil toneladas de alimentos in natura para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social e realizou mais de 60 mil atendimentos. Mais de quatro mil famílias já foram beneficiadas pelas ações. A iniciativa funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO).