A  Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), recebe mais 15 reeducandos, a partir desta quinta-feira, 30, para o programa Recuperando Pessoas e Parques. O objetivo é que eles atuem nos serviços operacionais em parques, garagem operacional, viveiros e plantio de árvores no município. A iniciativa é realizada em parceria com a Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Governo de Goiás (DGAP).
De acordo com a Amma, o projeto é realizado desde 2018 pela Prefeitura de Goiânia e se tornou uma oportunidade de dignidade a detentos do sistema prisional.  Em março de 2021, a Amma e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Governo de Goiás (DGAP) assinaram um novo Termo de Cooperação Técnica que garante a continuidade do projeto Recuperando Pessoas e Parques.
“Os reeducandos precisam demonstrar um excelente comportamento para o sistema prisional e para a Prefeitura de Goiânia, são assalariados e nessa gestão passaram a receber benefícios como vale alimentação e vale transporte, além da possibilidade de redução da pena em um dia para cada três dias de serviço prestados”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Amma, Ormando Pires, que recebeu a primeira turma em 2018.
No início do projeto, a Amma possuía apenas 50 reeducandos do sistema prisional, na manutenção e limpeza de parques e áreas verdes. Em novembro do ano passado, eram mais de 120 pessoas que auxiliavam os servidores no cotidiano. Com o cumprimento da pena por aqueles que já estão no regime prisional semiaberto, o número de reeducandos na Amma diminuiu em 2023, chegando à média de 80 pessoas.
Em novembro de 2022, a Amma recebeu pela 3ª vez consecutiva o Selo Resgata, concedido pelo Ministério da Justiça. O Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho incentiva e reconhece a Prefeitura de Goiânia como uma das organizações públicas que utilizam mão de obra oriunda do sistema prisional brasileiro.
A premiação foi referente ao 4º Ciclo Biênio 2022/2023. O prêmio foi entregue pelo Ministério da Justiça, representado pelo Departamento Penitenciário Nacional, que reconhece a importância do projeto Recuperando Pessoas e Parques.