A preocupação com as condições das estradas goianas levou o vice-governador Daniel Vilela à direção da EcoRodovias, que detém a concessão de 11 lotes de rodovias federais no país – totalizando uma malha viária de 4,7 mil km -, pedindo prioridade nos investimentos da empresa nas estradas que cortam Goiás. “Precisamos de parceiros sólidos, que enfrentem os desafios em infraestrutura e que contribuam para o desenvolvimento do nosso estado”, disse ele aos representantes da operadora na tarde desta quarta-feira (29/11), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT).

 

Nesta reunião, Daniel também teve acesso às planilhas com as obras que estão em construção em Goiás, incluindo valores aplicados, estágio atual da execução e prazo para entrega. Tudo devidamente detalhado pelos diretores Alberto Lodi, Matheus Fernandes e Carlos Xisto.

 

“Nosso estado, referência no agronegócio, demanda corredores logísticos bem estruturados. Temos que garantir o bom escoamento da produção agrícola e, além disso, a segurança e o conforto dos motoristas que trafegam por estas rodovias federais sob responsabilidade das concessionárias”, pontuou o vice-governador.

 

No estado, a EcoRodovias administra três trechos de rodovias federais. O lote que compreende as BRs 050 e 436 sai de São Paulo, passa por Minas Gerais e vai de Catalão à Cristalina e tem duas obras de destaque. Os perímetros urbanos destas duas últimas cidades goianas estão sendo duplicados, com previsão de conclusão em abril do ano que vem, no caso de Cristalina; e agosto de 2025, no caso de Catalão.

 

A rodovia denominada Ecovias do Cerrado, com 437 quilômetros de extensão e que conecta Jataí, no sudoeste goiano, a Uberlândia (MG), tem obras no conhecido “Trevão”, onde há o entroncamento daquela via com a BR-153. Nesta estrada também estão sendo construídos 38 quilômetros de acostamento, 7 de vias marginais e passarelas para pedestres.

 

Já para a chamada Ecovias do Araguaia, que tem 851 quilômetros ligando Anápolis à Aliança do Tocantins (TO), Daniel Vilela cobrou atenção redobrada à duplicação da pista, vista por motoristas como de alta periculosidade. A empresa garante duplicar 357 km em dez anos.

 

Os investimentos da concessionária são, via de regra, previstos em contrato com o governo federal. Embora não haja atrasos nos cronogramas apresentados nesta reunião, o vice-governador pediu que a empresa, se possível, acelere o ritmo a fim de que os benefícios sejam entregues o quanto antes aos goianos. “Confio no trabalho de vocês. Inclusive os elogiei ao ministro dos Transportes, Renan Filho”, confidenciou Daniel Vilela.