A  Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), vai implantar 58 sensores de vídeo detecção na Capital nas próximas semanas. O trabalho já começou internamente com a programação, e após essa etapa os equipamentos vão compor o parque semafórico do município.

A ação iniciará pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, que recebe alto número de veículos e possui um maior número de cruzamentos semaforizados. Também é uma importante via de escoamento para uma região com diversos condomínios, rota de saída para GO-020, que leva às cidades vizinhas da Região Metropolitana, BR-153, e ser um ponto de acesso a grandes polos geradores de tráfego.

“Esses sensores de vídeo detecção são o que chamamos de semáforos inteligentes, e este é o primeiro passo para modernização do nosso parque semafórico, já que outras importantes vias, como a 24 de Outubro, também receberão os equipamentos”, afirma o secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

As implantações farão com que os tempos semafóricos se adaptem automaticamente à necessidade de fluidez das vias. Os detectores identificam a presença de veículos, quantidade e tempo entre eles, informações necessárias para determinar o tempo de verde ou vermelho para aquele momento. Envia então um comando para o controlador de tráfego que aumenta ou diminui o tempo semafórico com intuito de manter a fluidez do trânsito de maneira totalmente autônoma.

A ação respeita os tempos de segurança e a sincronia com os demais semáforos da via, garantindo maior fluidez e, portanto, maior segurança e menor tempo nos deslocamentos.

 Goiânia possui uma das maiores frotas de veículos, são 80 veículos a cada 100 habitantes. De acordo com os últimos dados, a frota ativa é de 1.104.804, por isso a pasta realiza intervenções em vários pontos com a retirada do terceiro tempo semafórico para levar mais fluidez a lugares estratégicos.