A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), trabalha na implantação de direita livre em três pontos da Capital. Os cruzamentos da Avenida Anhanguera com Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com Avenida Noroeste, no Nova Esperança; e Avenida Goiás Norte com Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário, serão os primeiros locais a receberem o projeto. A mudança já passa a valer nesta quarta-feira (10/01).

A Lei 14.071/20, que entrou em vigor em abril de 2021, inseriu o Art. 44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa forma, passou a permitir o livre movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo, em locais que tiverem sinalização que indique permissão para essa conversão.

“Nosso objetivo é melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções. Todos os pontos estão devidamente sinalizados com placas indicativas ao condutor”, afirma o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

O secretário explica que a equipe de engenharia analisou a viabilidade da implantação e levou em consideração a geometria e circulação dos cruzamentos, a visibilidade dos pedestres, os possíveis conflitos, fluxos opostos, tempos semaforizados, além da demanda de passagem de pedestres e a intensidade de fluxo nas pistas.

“É importante dizer que, assim como em qualquer outro cruzamento, os motoristas devem estar atentos à movimentação das pistas e às placas, que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita”, explica o titular da Mobilidade.

Cruzamentos com direita livre:

– Avenida Anhanguera x Raposo Tavares, Bairro Capuava

– Avenida Perimetral x Avenida Noroeste, Nova Esperança

– Avenida Goiás Norte x Avenida Oeste, Setor Norte Ferroviário