O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, participaram neste domingo, na cidade de Goiás, da celebração de acolhida do novo bispo Dom Jeová Elias Pereira. “Vamos pedir às pessoas que se conscientizem e tenham gestos de solidariedade e de amor ao próximo para que possamos sair dessa situação”, afirma, sobre enfrentamento com a Covid-19.

Caiado também visitou o 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). Prédio foi a primeira sede da corporação no Estado. Ele conferiu o andamento das obras de reforma e recuperação do local, que é patrimônio cultural da humanidade pela Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). “Isso aqui estava completamente destruído e acabado. Já estamos há um ano trabalhando e essa estrutura está toda preparada para receber a reforma”, apontou o governador.

A integração entre igreja e Estado deu o tom à fala do governador na celebração: “Vamos pedir às pessoas que se conscientizem e tenham gestos de solidariedade e de amor ao próximo para que possamos sair dessa pandemia”, ressaltou sobre o combate à Covid-19. “Dentro da minha formação religiosa e dentro da minha formação profissional, este é meu compromisso: salvar vidas. É algo que tem sido minha trajetória e, no exercício do meu mandato como governador, o meu objetivo principal”, pontuou.

O governador lembrou que a construção da Igreja de Sant’Ana contou com a participação dos avós dele. “Nada melhor do que estarmos aqui, hoje, professando a fé em um momento difícil, de uma pandemia, em que todos estamos vivendo uma forma diferente no sentido de também proteger vidas e não disseminar um vírus.” E completou: “Ao mesmo tempo, pedimos a Deus que nos oriente para buscarmos cada vez mais energia e superação de todas as dificuldades que estamos enfrentando”.

Dom Jeová Elias Pereira veio de Brasília e, em maio último, foi nomeado pela Santa Sé para assumir a Diocese de Goiás no lugar de Dom Eugênio Rixen, que agora se torna bispo emérito. Sob um rígido protocolo de segurança sanitária, a celebração ocorreu na Igreja Matriz de Sant’Ana, localizada no Centro histórico de Goiás.

Na visita as obras da sede do Batalhão da PM o governador disse que após reforma, ele voltará a receber a nomenclatura de 1º BPM de Goiás. Construída no século XIX, a edificação, que está em reforma, é feita com taipa, adobe e pau a pique e funcionou como sede do Comando da PM até 1936. O anúncio de que o local seria recuperado ocorreu durante visita do governador à cidade em março de 2019. Os recursos para a restauração são oriundos de parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O prédio será reconstituído como era anteriormente. É uma obra grande, mas será um dos maiores monumentos da nossa querida e histórica cidade de Goiás, que será entregue à população, se Deus quiser, daqui um ano”, anunciou. O local também abriga o Museu da Corporação, que já está com a parte final totalmente recuperada.