Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o vereador Paulo Magalhães (UB)realiza, nesta quinta-feira, dia 04, às 17 horas, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, uma sessão especial para homenagear mulheres goianas. Ao todo, serão homenageadas 30 mulheres representantes de vários segmentos e setores da sociedade.

“É uma homenagem mais do justa para essas mulheres, que são chefes de família, mães, avós, esposas, e lutam diariamente para garantir os seus direitos. Além disso, elas fortalecem a economia da nossa Capital, Estado e Brasil. Como vereador ajudarei a  criar políticas públicas voltadas pra elas”, justificou Paulo Magalhães.

Recentemente, Paulo Magalhães propôs um projeto de lei que prevê a criação de cota de gênero, no mínimo de 30% para mulheres, para composição da mesa diretora e na presidência das Comissões Permanentes na Câmara Municipal de Goiânia. O projeto foi apresentado em 2018. E, em 2023, aprovado em primeira votação. Agora, está em análise na Comissão Mista.

Estudos recentes realizados pelo IBGE, revelam que 48% dos lares brasileiros têm mulheres como chefes de família. É uma batalha diária de milhões de brasileiras para garantir o sustento da casa e dos filhos.

Embora se posicionem cada vez mais na ponta da mesa das famílias brasileiras, são também as mulheres que enfrentam o maior índice de desemprego no país (14,9% contra 12% dos homens), recebem os menores salários (20% menores em média do que os homens) e ainda lidam com até três vezes mais casos de assédio moral e sexual no trabalho, conforme indica o levantamento da Mindsight.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente em 8 de março desde o início do século 20. E é relembrado como símbolo da luta por direitos iguais. Ao mesmo tempo que celebra as conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas ao longo dos séculos, essa data também destaca a mobilização contra a discriminação de gênero que perdura até a atualidade.