Com prazo determinado de 90 dias, o  Ministério dos Transportes determinou nova política de incentivo à diversificação dos meios de pagamento de pedágios em rodovias federais administradas por concessionárias privadas estabelecendo aos usuários a opção de pagar a tarifa usando o PIX ou outros meios de pagamento semiautomático.

Segundo o ministério, a medida visa a reduzir as filas e facilitar a vida dos motoristas, garantindo a eficiência e a praticidade na cobrança das tarifas.

A portaria ministerial estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar, posteriormente, as cabines por praça de pedágio que deverão obrigatoriamente aceitar ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para dispositivos móveis.

 

De acordo com a pasta, o Brasil conta com 26 concessões de estradas federais em operação. A expectativa é de que em 2024 ocorra 13 leilões de rodovias. Com os novos leilões, o ministério estima que serão injetados R$ 122 bilhões em investimentos privados.