O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) celebrou seu 58º aniversário no domingo (24). Fundado em 1966, o partido completa seis décadas de existência em 2026, último ano da atual Legislatura. Para celebrar a data o partido lançou um vídeo institucional que deverá ser utilizado nas eleições municipais de 2024. O objetivo é valorizar a história e as conquistas da sigla partidária mais longeva em atividade.

 

O MDB foi lançado no fim de 1965 por deputados e senadores que faziam oposição à ditadura militar instituída no Brasil em abril de 1964. Os primeiros integrantes do MDB vieram de siglas como PTB, de João Goulart, e o PSD, de Juscelino Kubitschek.

 

João Goulart, também conhecido como Jango, foi presidente do Brasil entre 1961 e 1964, quando foi deposto pelo golpe cívico-militar de 1964. Juscelino Kubitschek comandou o Brasil entre 1955 e 1960.

 

O gráfico abaixo mostra que o MDB nasceu com 141 deputados, apenas um a mais que o número mínimo exigido pelas duras regras impostas pela ditadura no fim de 1965 para a criação de siglas partidárias.

 

Com o objetivo de tolher e controlar a atividade partidária, por meio do Ato complementar número 4, o regime militar determinou que só poderiam existir partidos com, no mínimo, 140 deputados e 20 senadores.

 

A maioria dos congressistas optou por aderir à Aliança Renovadora Nacional (Arena). Só quem de fato quis ir para oposição escolheu o MDB. O primeiro presidente da sigla foi o senador Oscar Passos, originário do PTB, partido que mais cedeu parlamentares.

Atualmente, o MDB é presidido pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB). É seu segundo mandato no posto. Em outubro passado, ele foi reeleito após convenção nacional que renovou o diretório nacional e a Executiva Nacional.

A sigla tem como vice-presidentes: a deputada Elcione Barbalho (PA), o senador Confúcio Moura (RO) e o deputado Carlos Chiodini (SC).

O partido tem três governadores, e nove vice-governadores. Comanda quatro capitais, e deverá concorrer em 12 na próxima eleição. No Congresso, o MDB conta com 44 deputados federais, e 11 senadores.

Atualmente, o MDB tem ação colaborativo-propositiva com o governo federal. É do partido a proposta de Reforma Tributária (PEC-45/2019) aprovada no ano passado.

Também foi o MDB que ajudou a trazer a COP – 30 para a Belém. E a ideia de se criar uma poupança jovem para estudantes (Programa Pé de Meia) tem como proposta original um programa do governo do MDB em Alagoas.

 

Com informações do MDB Nacional