A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), volta a proibir a venda de álcool líquido 70% em supermercados, hipermercados e farmácias de todo o Brasil. A medida entrará em vigor em maio. A comercialização do álcool em gel continuará liberada, sem nenhuma restrição.
Anvisa havia autorizado a venda do álcool líquido 70% ao público em geral durante a pandemia de Covid-19, mas essa medida temporária se encerrou no dia 31 de dezembro de 2023.
Segundo o Conselho Federal de Química, o álcool em gel é um substituto seguro e eficaz para o álcool líquido 70% na limpeza doméstica. Além disso, outros produtos de limpeza aprovados pela Anvisa também podem ser utilizados.
No entanto, na versão em gel, o risco de acidentes domésticos é menor, considerando que a versão líquida é altamente inflamável e provoca acidentes com maior frequência. Ainda mais quando as garrafas de um litro, as mais comuns, são armazenadas próximas a fontes de calor, como fogões e churrasqueiras, além dos isqueiros.
Outro ponto que vale ser mencionado é que a versão líquida pode, mais facilmente, ser ingerida em casos de desatenção com crianças. Além disso, o produto pode derramar e se espalhar, provocando acidentes maiores, incluindo queimaduras de pele, caso sejam expostos ao fogo.
Leave A Comment