Sálvias vermelhas, tagetes, semânias, margaridas, verbenas e zínias  embelezam canteiros e praças de Goiânia reconhecida nacionalmente como cidade das árvores e das flores. O projeto se estende por todas as regiões da capital conferindo um colorido que encanta os olhos  chegando a 356 pontos.

O conceito de urbanização nesta modalidade começou na administração do prefeito Nion Albernaz, nos anos 90, com a  valorizando do verde, a limpeza e decoração dos logradouros  conferindo a cidade o título de  “Goiânia, Cidade das Flores”. Era tanta beleza e higiene nas ruas e avenidas que Goiânia virou referência mundial.

A conexão com a natureza presente nos jardins coloridos tem um impacto significativo na saúde mental das pessoas. Bárbara Alcântara, 28 anos,  psicóloga, em entrevista ao Correio Brasiliense  explicou que um ambiente arborizado e com flores influencia no bem-estar da pessoa. “Em um mundo de produção exacerbada, a natureza nos lembra da importância de desacelerar. Árvores, flores e grama reduzem o estresse e melhoram a concentração. A saúde mental depende desses aspectos”, esclarece. A psicologia explica que as cores influenciam no nosso comportamento, então, um ambiente colorido faz toda a diferença, favorecendo o raciocínio, humor, produtividade e decisões.

Até o final desta semana alguns pontos passaram a completar a beleza de Goiânia como o triângulo da Avenida Leste-Oeste com a Avenida Goiás e na Praça do Trabalhador, no Setor Central; a Praça Latiff Sebba (Praça do Ratinho), no Setor Marista; a rótula de acesso ao Aeroporto, na Alameda Aeroporto, no Jardim Guanabara; a Avenida Jamel Cecílio acima do viaduto da Marginal Botafogo, no Jardim Goiás, e os canteiros da Praça do Sol, que estão sendo refeitos.

A descentralização do paisagismo, que alcança bairros mais afastados da Região Central, é, tambéem, iniciativa da gestão Rogério Cruz. “Estamos aumentando a área florida de Goiânia para 32 mil metros quadrados. Até maio, serão 356 mil mudas de flores plantadas em praças, rotatórias e avenidas. É muita flor, é de encher os olhos. A preparação dos canteiros ocorre a todo vapor”, destaca o prefeito Rogério Cruz.