O grupo Três em Cena realiza o espetáculo “Não mais calvário” entre os dias 20 e 29 de maio, com apresentações gratuitas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Com direção de Rafael Guarato, a obra protagoniza modos de existir com o vírus HIV (Aids). O projeto tem apoio do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Não mais calvário” aborda movimentos que as “vivências” que a condição de imunodeficiência geram nos corpos de três artistas trans negras, duas travestis e uma pessoa não binária, residentes na capital. A obra visa desconstruir uma concepção pejorativa construída por décadas sobre pessoas com HIV.
O elenco da montagem recorre a recursos característicos da técnica de Hands, performance e outras possibilidades de movimentações dentro e fora das estéticas de dança da Cultura Ballroom. Dessa forma, as ruas e aparelhos de saúde se tornam o palco para interferência nas sensibilidades, convocando a sociedade a tratar do assunto não apenas do ponto de vista da prevenção, mas também da interação e das vidas de pessoas que já convivem com o HIV, para conduzir novos impactos, consciências e imaginários “positivos”.
A performance é estrelada pelas artistas Mãe Gustava Souza Laroyê, Mãe Pietra de Laroyê e Will Mamba Negra, que são as responsáveis pela concepção cênica, coreografia e interpretação. Assina a dramaturgia de Taynnã Oliveira, criação e confecção de figurinos pela Ophion e produção de Juliane Borges e Brenda Valentim, com colaboração da Casa de Laroyê, House of Mamba Negra e Associação Goiana de Danças (Godan).
Leave A Comment