Os artistas plásticos Nonatto Coelho e Carlos da Cruz, da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), participam, neste domingo (26/5), de mais uma etapa do projeto “O Mar Começa Aqui”, que integra o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU). O evento é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e executado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Desta vez, a ação acontece dentro da programação do Centraliza, na Avenida Goiás, no Centro. Duas bocas de lobo, em frente ao Grande Hotel, receberão pintura com temas relacionados à conscientização ambiental. O projeto já passou por 15 bocas de lobo em vários pontos da cidade, e deve alcançar o total de 50.
A campanha busca enfatizar para a população goianiense o quanto é importante descartar corretamente os resíduos sólidos, evitando que o lixo seja jogado nas ruas, chegando aos bueiros e bocas de lobo e obstruindo o escoamento da água, provocando alagamentos e poluindo rios e mares.
O projeto conta ainda com o apoio da Agência de Regulação (AR), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Educação (SME), que vai trabalhar o tema com os estudantes da educação infantil e fundamental em sala de aula.
“Uma ação conjunta que tem mobilizado as secretarias e principalmente os artistas que estão envolvidos. São verdadeiras obras de arte a céu aberto, que chamam a atenção de quem passa pelo local. É uma forma de conscientizar, para que as pessoas reflitam, que muitos problemas ambientais são ocasionados pelo lixo”, pontua o secretário de Cultura, Eduardo de Souza.
Leave A Comment