A Mostra do Cinema Goiano, que faz parte das Mostras Competitivas do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2024 (Fica), contará, pela primeira vez com filmes de longas-metragens. Além desta mostra, o festival conta, ainda, com outras três: Mostra Washington Novaes, Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, inédita nesta edição, e Mostra Becos da Minha Terra, exclusiva para produções locais.
A 25ª edição do festival acontece entre os dias 11 e 16 de junho e é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).
Ao todo, foram selecionadas para a Mostra do Cinema Goiano 9 produções, das quais 3 são filmes de longas-metragens. Os filmes competirão os seguintes prêmios: “Melhor filme e melhor direção de longa-metragem”, “Melhor filme e melhor direção de curta-metragem”, “Melhor direção de fotografia”, “Melhor roteiro”, “Melhor montagem”, “Melhor atuação”, “Melhor som”, “Melhor trilha musical” e “Melhor direção de arte”. O festival vai destinar premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, entre as quatro Mostras Competitivas, além de troféus e menções honrosas.
O diretor de programação do Fica, Pedro Novaes, avalia que a produção de longas no estado tem se tornado significativa nos últimos anos, e diz que já era momento oportuno de dar espaço para esse formato na Mostra do Cinema Goiano: “Tem uma produção importante hoje, inclusive circulando por salas de cinema no país, festivais no Brasil e no exterior, ganhando prêmios, então a gente entendeu que, na verdade, estava passando da hora de abrir a Mostra para esse formato de filmes também. Ela é uma amostra super importante para o audiovisual do estado, é uma janela importante de revelação de novos talentos, e de a gente conhecer um pouco o panorama da produção mais recente de cinema no estado”, pontua.
Evento multicultural – O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.
Leave A Comment