O goianiense que passa pela Avenida República do Líbano nota que a avenida está com um ambiente mais apaixonante. É que o local está repleto de bougainvilles com floração intensa nas cores rosa e magenta. A história dos bougainvilles remota ao século ao século 18 quando uma expedição  aportou no Brasil e descobriu no Rio de Janeiro, uma linda planta com flores de cor forte, que duravam muito tempo. O nome do chefe da expedição era Louis Antoine de Bougainville e em sua homenagem, a planta foi batizada de bougainville.

Na verdade, a bougainville é uma árvore. E para expressar aquilo que é, precisa ser conduzida corretamente, retirando-se os galhos mais baixos e elegendo os altos e mais vigorosos. Mas, tudo depende de onde e para que estamos plantando essa espécie. Se quisermos plantá-la como trepadeira, é só ir conduzindo seus longos galhos e hastes para esse fim.

O plantio e a poda das espécies são realizados pela Companhia de Urbanização (Comurg) que garante a manutenção dos canteiros. A engenheira agrônoma responsável pelo projeto, Ana Luiza Gabriel de Oliveira, explica que as cores das “primaveras”, como também são conhecidas, são vistosas e atrativas, por isso, têm como principal função na natureza atrair polinizadores.

Os tons mais tradicionais são o rosa e o lilás no período invernal. Já na primavera e no verão, as flores aparecem em branco, vermelho, amarelo e laranja. Ana Luiza Gabriel de Oliveira afirma que uma das grandes vantagens de implantar paisagismo urbanos com os bougainvilles é que as mudas não necessitam de muita irrigação. “As espécies da família das trepadeiras se adaptam a vários climas, o que requer também economia de insumos e um manejo mais simplificado”, diz.

Basta dar uma volta na cidade que é possível contemplá-las em vias como Avenida Goiás, no Centro, onde elas compõem o paisagismo no canteiro central. Estão distribuídas em pergolados, fazem sombra e deixam o cenário belíssimo em cores como brancas, rosa e lilás.

Ainda é possível ver exemplares em avenidas como a Jamel Cecílio, Jardim Goiás; Circular, no Setor Pedro Ludovico; Portugal e República do Líbano, ambas no Setor Oeste.

Já o Marista é o bairro campeão, onde é possível encontrar mais cores vibrantes do bougainville.  As avenidas Eugênio Jardim, Ricardo Paranhos, 136, 85 e Coronel Bastos foram agraciadas com as trepadeiras.