Filha de Rio Quente, a cineasta Nice Guimarães apresenta à população daquela cidade o documentário “Entre Ruas e Memórias” que resgata e celebra as histórias das personalidades que deram nome às ruas, praças e prédios públicos do município de Rio Quente – Goiás e que contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, administrada pelo Ministério da Cultura. O evento acontece nesta quinta-feira, 13, às 19h30 no Salão de Eventos do município. As filmagens ocorreram em diversos cenários, como fazendas e residências históricas.
O filme traz à tona as histórias de seis figuras marcantes da região: José Dias Guimarães(Zeca Augusto), Francisco Borges (Bita), Roberto Machado (primeiro prefeito), Joaquim Monteiro (Médico e Benzedor), José Oriente (figura importante na cultura de Goiás) e Isabel Cândida de Lima, a única mulher homenageada com o nome de rua em Rio Quente. O projeto foi inspirado pela curiosidade da diretora sobre a história de seu avô, José Dias Guimarães. A produção contou com a direção de fotografia de Tiago de Castro, dos historiadores Reis Heleno e Suelene Oliveira. A produtora Cleusa Batista garantiu a qualidade e autenticidade das histórias contadas.
Nice explica que “Entre Ruas e Memórias” é uma obra que não apenas resgata a história de Rio Quente, mas também presta uma homenagem a esses personagens que, de diversas maneiras, moldaram a identidade do município. “A première será uma oportunidade imperdível para conhecer mais sobre essas vidas que deixaram um legado duradouro.”
“Minhas expectativas são de que o filme sirva como um documento histórico, mantendo viva a memória dessas personalidades, funcionando como um “livro aberto de memórias”, eternizando as histórias e oferecendo respeito às famílias, aos costumes, à cultura e à sociedade local. O objetivo é a continuidade e a fixação dessa história na comunidade”, pontua a cineasta.
Leave A Comment