Com dez apresentações agendadas em quatro países, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza uma turnê europeia nos meses de agosto e setembro. O OSJG é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Escola do Futuro em Artes (EFG) Basileu França, unidade de ensino técnico ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O grupo é composto por 75 músicos, com faixa etária entre 15 e 32 anos. Para o governador, as políticas estaduais voltadas para descoberta e apoio a novos talentos ajudaram a tornar o estado uma referência no segmento. “Cabe a nós, como Governo, alavancar esse potencial”, reforçou ele.

Os jovens músicos goianos partem para a Europa no dia 18 de agosto e retornam em 7 de setembro. A turnê começa na Alemanha, onde a OSJG representará a América do Sul no Young Euro Classic, principal festival europeu para orquestras jovens internacionais. Ao todo, 17 orquestras jovens de vários países participarão do festival alemão. Em seguida, a Sinfônica Jovem de Goiás segue para outros três países: República Tcheca, Áustria e Hungria.

A regência das apresentações será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira, que assegurou: “Seremos motivo de orgulho para todos os goianos”. O repertório dos concertos terá obras de compositores latinos, como Heitor Villa-Lobos, Alberto Ginastera, Camargo Guarnieri, Chiquinha Gonzaga, Hekel Tavares e outros.

Histórico – Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) tem se sustentado como um dos principais centros de formação de músicos do Centro-Oeste, sendo considerada uma das melhores orquestras jovens do país. Os músicos recebem o benefício da Bolsa Artista, programa criado pelo Governo do Estado e gerido pelo Goiás Social.

O projeto da EFG Basileu França contempla, além da orquestra principal, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, a Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, abarcando aproximadamente 300 estudantes.