A comarca de Goiânia ganhou, nesta sexta-feira, 16, um novo complexo estrutural para o Tribunal do Júri, órgão judicial responsável por processar crimes dolosos contra a vida. O vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, participou da inauguração representando o governador Ronaldo Caiado. Durante solenidade, ele enfatizou a parceria entre Executivo e Judiciário goianos e destacou a celeridade processual que será propiciada com a novidade, uma vez que o prédio vai possibilitar quatro sessões de julgamento simultâneas.

Durante discurso, Daniel citou os avanços em Goiás, na área da educação e segurança pública, bem como o acesso facilitado à Justiça pela sociedade, que colocam o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Hoje, o Poder Judiciário goiano se destaca como um dos melhores do país e tem avançado em oferecer qualidade na prestação jurisdicional, ao promover tantos avanços significativos. A inauguração deste novo prédio reforça a aliança com cidadãos goianos, com um judiciário célere e eficiente”, falou em pronunciamento.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, endossou as palavras do vice-governador, ao afirmar que o judiciário goiano é “referência nacional pela dedicação de todos os magistrados e servidores” e pela atuação dos demais integrantes do sistema de justiça, “com um Ministério Público atuante, Defensoria que faz seu papel e uma advocacia aguerrida. As obras estão nesta direção, de oferecer um serviço melhor à sociedade”, concluiu.

Diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Bretas, elogiou “as instalações modernas e confortáveis, construídas para atender todos que trabalham e os que procuram justiça”. A magistrada também frisou que o novo local “vai oferecer uma resposta rápida para aqueles crimes que tanto abalam a sociedade”, uma vez que cabe aos conselhos de sentença o julgamento de crimes como homicídios e tentativas de homicídio.

A parceria entre o Governo de Goiás e Judiciário para redução dos índices de criminalidade foi, inclusive, enfatizada pelo procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres. “O número de homicídios caiu pela metade em Goiás com trabalho conjunto das forças de justiça, com celeridade de resposta nos julgamentos, e da segurança pública estadual. A Justiça, quando bem trabalhada, cria impactos sociais”, finalizou.