Superando desafios, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) lançou uma ferramenta de checagem para auxiliar no combate às fake news e deepfakes. Desenvolvida em parceria com o Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a GuaIA analisará publicações em sítios da internet e redes sociais, além de vídeos e áudios que possam ter sido manipulados com o intuito de gerar notícias distorcidas e enganosas sobre esta Justiça especializada e o processo eleitoral brasileiro.

As funcionalidades e mecanismos da GuaIA foram apresentados pelo chefe do Departamento de Informática da  Universidade Federal goiana, professor doutor Eliomar Araújo de Lima, um dos desenvolvedores do projeto. Na ocasião, o docente enalteceu o esforço da comunidade acadêmica da UFG e a papel da universidade como expoente da produção de inovações tecnológicas.

O projeto piloto terá duração de 14 meses, com execução prevista no período de agosto de 2024 a setembro de 2025. Durante este tempo, o uso da ferramenta será restrito aos gabinetes dos desembargadores eleitorais e ao Ministério Público do estado. O 1º grau da jurisdição, demais órgãos públicos e membros da sociedade comum terão acesso ao programa posteriormente, após refinamento do sistema.

Na fase inicial do projeto, os eleitores e eleitoras poderão fazer denúncias de conteúdos suspeitos por meio de link a ser disponibilizado no portal do Tribunal.

 

Identidade visual – A escolha do nome do projeto se refere aos povos originários que habitavam a região, especialmente os Guaiás (ou “Goyazes”, “Guoyá”, “Goyá”), que pertenciam ao tronco linguístico Macro-Jê e viviam na área muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

A nomenclatura remete também ao Rio Araguaia, um dos principais rios do Brasil, que desempenha um papel significativo na história e cultura do Estado de Goiás, além de ser um elemento natural fundamental para os povos originários da região, como os Guaiás.

O símbolo do projeto foi criado baseado nos quesitos inteligência, fluidez, modernidade e pessoalidade.