O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) recebe a exposição “Patrimônio Adormecido Art Déco”, do artista visual e produtor cultural Gutto Lemes, a partir das 10h da  quarta-feira (25/09), na Sala de Exposição Alois Feichtenberger. A entrada é gratuita e a visitação se estende até 31 de outubro.  A iniciativa faz parte da programação do Goiânia Art Déco Festival 2024, com apoio da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A mostra, que foi realizada pela primeira vez em 2004, logo após o tombamento nacional do acervo Art Déco de Goiânia (2003), é o primeiro registro artístico reunido desse conjunto patrimonial.  A exposição inclui 21 desenhos de bens tombados do acervo goianiense feitos com lápis de cor e caneta hidrográfica colorida, técnicas escolhidas pelo artista, autodidata, para inspirar crianças e adolescentes sobre o valor da educação patrimonial como ferramenta de apropriação cultural.

“Alguns desenhos estão inacabados, por entender que o acervo não está devidamente restaurado e divulgado como deveria. Muito ainda pode ser feito para alavancar o patrimônio art déco”, ressalta Gutto Lemos.

Além dos croquis, o público poderá conferir registros fotográficos da instalação em patrimônios art decó de Goiânia de faixas gigantes de tecido em cores primárias, numa ação realizada em 2002 por Gutto;  e o documentário “Patrimônio Adormecido Art Déco” (2003), que apresenta a história de Goiânia por meio de imagens e entrevistas.

Passados 20 anos desde o início do projeto multicultural, Gutto Lemes continua a dialogar com a comunidade e gestores locais sobre a importância de preservar e promover o conjunto art déco da capital goiana. O artista acredita que, apesar de muitos prédios estarem cobertos pela poluição visual, eles continuam “vivos”.

Para o artista, o tempo não parou, e a exposição  “Patrimônio Adormecido Art Déco” busca provocar uma reflexão sobre a dormência da população em relação ao patrimônio histórico. O objetivo é revigorar o senso de pertencimento e conscientizar a comunidade sobre essa herança rara e habilidades que ainda é pouco conhecida.

O Museu da Imagem e do Som é uma unidade da Secult Goiás e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural Marietta Telles Machado, que fica na Praça Cívica, em Goiânia.  Entrada gratuita