A primeira infância, que abrange do nascimento até os seis anos, é uma fase crucial para o desenvolvimento infantil. Nesse período, as experiências, descobertas e afetos vivenciados são levados por toda a vida. Com isso em mente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reforça a importância de atividades artísticas e circenses voltadas para esse público.

Nesta quinta-feira (26/9), cerca de 500 crianças participarão do espetáculo Brincando e Circando, apresentado em dois turnos pelos alunos e arte-educadores do projeto social “Arte, Circo e Cidadania”. O evento é uma síntese das tradicionais performances circenses ensinadas no projeto, como acrobacias aéreas em lira e trapézio, malabares, diabolô e números de equilíbrio com rola-rola. Os estudantes também se destacam nas pernas de pau, onde dançam e até pulam corda, enquanto palhaços e música garantem a diversão.

O espetáculo reflete o trabalho desenvolvido nas Escolas Municipais Bárbara de Souza Moraes, João Clarimundo e Lions Clube de Goiânia Tocantins, em parceria com a SME, por meio da Gerência de Inovação, Captação e Projetos Especiais, e com o apoio do Projeto Criança Esperança para 2024.

As apresentações são resultado das aulas de circo realizadas de terça a quinta-feira no Circo Laheto, onde os arte-educadores desenvolvem e aprimoram os números, respeitando as habilidades de cada criança e adolescente.

A Gerência de Educação Infantil (Gerein) da SME também destaca as inúmeras ações, projetos e parcerias voltados à primeira infância, com o objetivo de sensibilizar não só os profissionais, mas também as famílias e a comunidade, sobre a importância do papel coletivo no desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos.