O candidato do PSB a prefeitura de Goiânia, Elias Vaz, PSB, cumpriu hoje,05, agenda no Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás. Ele foi recepcionado pelo presidente Cláudio Curado e por integrantes da campanha coletiva Zé Eduardo. Sindicato e campanha destacaram a ação de Elias, que enquanto deputado federal, apresentou na Câmara Federal, proposta que
fixa pena de reclusão de 12 a 30 anos para quem matar jornalista ou outro profissional da imprensa no exercício ou em função da profissão.
Além disso, prevê que a ofensa à integridade corporal ou à saúde de jornalista ou de outro profissional de imprensa será punida com reclusão dois a quatro anos – pena que será aumentada se o ato resultar em incapacidade temporária para o trabalho; danos aos instrumentos de trabalho; ou se for praticado por agente público ou nas dependências de órgãos públicos dos poderes da República.
Elias Vaz destacou que os ataques a jornalistas e a meios de comunicação não são crimes simples. “Eles são repletos de simbolismo, uma vez que representam um ataque à própria democracia, à liberdade de expressão e pensamento, ao direito de informação e à transparência”, afirmou. O objetivo do projeto, em tramitação na Casa, é promover a segurança dos profissionais, coibir a violência e a intimidação, garantindo o direito à informação.
Claúdio Curado anunciou o envio de proposta ao candidato detalhando projeto que fortalece a comunicação comunitária em Goiânia, pontuando que a Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, detectou a ausência de profissionais de comunicação na maioria dos municípios brasileiros. O presidente reiterou que a entidade está aberta ao debate com candidaturas que apresentarem pauta progressista e que tem um postura clara quanto ao papel do Jornalismo na construção social da realidade, voltado ao interesse público.
Leave A Comment