Mais uma pesquisa vem comprovar  que Leandro Vilela (MDB) lidera com folga a disputa de segundo turno em Aparecida de Goiânia. Desta feita a amostra é do  Instituto Podium, divulgada nesta terça-feira (15), pelo Diário do Estado. No cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos candidatos, o emedebista aparece com 53,37% das intenções de voto, uma vantagem superior a 17 pontos percentuais em relação a Professor Alcides (PL), que é citado por 36,09% dos eleitores. 4,94% dos entrevistados disseram que pretendem anular o voto e outros 5,6% ainda não decidiram em quem votar.

Esta é a primeira, de três rodadas de pesquisas que serão divulgadas pelo instituto para medir a intenção de voto, na segunda maior cidade da região Metropolitana. No primeiro turno, Vilela foi o vencedor, recebendo 48,02% dos votos válidos, contra 43,04% de Professor Alcides, uma diferença de 5%, que, segundo a nova pesquisa, saltou para 17% no início da campanha do segundo turno.

A pesquisa do Instituto Podium também ratifica a liderança de Leandro Vilela no cenário espontâneo, quando o eleitor manifesta sua opinião sem que lhe sejam apresentados nomes. Segundo o levantamento, o emedebsita tem 48,66% das intenções de voto nessa modalidade de pesquisa. Professor Alcides foi apontado como opção de voto por 32,44%.

O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia e apontou que 40,55% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no Professor Alcides. Já Leandro Vilela foi rejeitado por 31,63% dos entrevistados.

A pesquisa foi contratada pelo Jornal Diário do Estado, e realizada pelo Instituto Podium de Pesquisa Social, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-01971/2024. Os dados foram coletados nos dias 13 e 14 de outubro de 2024. Foram ouvidas 600 pessoas, com o intervalo de confiança estimado em 95% e a margem de erro máxima de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.