Cerca de 300 quilos de hortaliças serão colhidas nesta sexta-feira, 9, na Horta Modelo cultivada em área do Paço Municipal, a partir das 9 horas. No mesmo local, os alimentos serão distribuídos para o Banco de Alimentos gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para distribuição à famílias carentes da Capital. No ano de 2020, estima-se um total de 4 toneladas de colheita.
A ação integra projeto Horta Para Todos, idealizada pela primeira-dama, Iris de Araújo, desde a década de 1980, que tem o objetivo de ocupar espaços públicos ociosos e fomentar o trabalho coletivo e de cooperação. É um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), via Diretoria de Abastecimento e Agricultura Familiar. Atualmente, três hortas pela cidade estão sendo mantidas e a área cultivada no Paço chega a mil metros quadrados.
É neste local que a Sedetec oferece cursos gratuitos sobre agricultura familiar, em que os participantes aprendem a plantar, adubar o solo e a colher. Segundo o gerente de fomento e agricultura familiar, Alaor Castanheira, esse projeto ajuda a cidade também com relação à segurança pública. “Esse projeto aproveita espaços como terrenos baldios, onde há descarte de lixo e também vira esconderijo de vândalos. Para ele, é um jeito de não só valorizar os espaços, mas  também promover a cidadania”, afirmou.
Nesta sexta, a Semas vai receber, no momento da colheita, alface, couve, acelga, salsinha, almeirão, jiló e quiabo. “É a melhor maneira para oferecer as hortaliças frescas para a população que vai receber esses alimentos”, destacou Alaor.