Na data em que se comemora o Dia do Médico no país, o governador e médico Ronaldo Caiado (União Brasil) reuniu-se com dezenas de médicos oftalmologistas para expressar sua preocupação com a rede de saúde de Goiânia. Em reunião realizada no auditório da Clínica Ver, na noite desta sexta-feira (18), Caiado manifestou indignação com o colapso do sistema municipal.
“É um absurdo o que essa cidade vive hoje. Um caos completo na saúde, não tem Cais, não tem atendimento para as crianças. Há mais de dois meses a prefeitura não paga precatórios e não vai dar conta de fechar a folha salarial do mês de dezembro”, frisou o gestor estadual. “A Santa Casa e o Araújo Jorge já colapsaram. O plantão da Maternidade Dona Iris está fechado porque não tem pediatra. As Upas estão fechadas e os pacientes de Goiânia estão indo buscar atendimento nas cidades vizinhas”, lembrou.
Caiado ressaltou a necessidade de Goiânia ter um gestor sério e competente que consiga organizar a cidade e resolver os problemas, independentemente de posicionamento político ou número de partido. “Política tem que ser feita com seriedade, da mesma maneira que nós operamos nossos pacientes. Vamos saber primeiro em quem vamos votar, antes de definir o número. Precisamos de alguém com experiência e competência, como Sandro Mabel”, discursou aos colegas.
No discurso aos médicos, Sandro Mabel (UB) garantiu que vai consertar o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS) em cerca de dois meses. Para isso, o candidato irá sentar-se com médicos para apresentar a situação da prefeitura e definir o cronograma de pagamentos. “Vocês vão voltar a atender pelo IMAS porque nós vamos conseguir pagá-los. E os valores atrasados nós vamos negociar para que vocês também possam receber”, garantiu.
Mabel afirmou ainda que, enquanto a situação da saúde pública da capital não estiver resolvida, doará seu salário como prefeito para a área. “Vou colocar meu conhecimento e a minha disposição a serviço de Goiânia e nós vamos arrumar essa saúde básica que está acabada no município. Vamos arrumar também o programa Saúde da Família. Vamos fazer isso funcionar e vamos repassar o dinheiro”, disse.
Experiência – Presente no evento, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) lembrou que “a política, assim como a administração pública, não é para amadores”. Vilela ressaltou aos médicos a necessidade de eleger um prefeito com expertise e experiência para resgatar Goiânia como uma cidade de referência, assim como nas gestões de Iris Rezende e Nion Albernaz. “Vocês precisam estabelecer uma corrente e propagar a importância dessa decisão para a nossa cidade para os próximos quatro anos. Nenhuma cidade sobrevive oito anos de uma gestão trágica”, enfatizou. “Precisamos eleger alguém que tenha capacidade e seja preparado para administrar essa cidade, assim como Sandro Mabel”.
O Secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis ressaltou o cenário calamitoso que Goiânia vive na área da saúde pública. De acordo com o médico, as unidades de saúde da rede estadual estão sobrecarregadas devido aos problemas enfrentados pelas unidades da rede municipal. “Estamos regionalizando a saúde em todo o Estado, mas, sem Goiânia, não conseguimos ter bons resultados. A gente não aguenta mais essa má gestão que está acontecendo na nossa cidade”, frisou. “Goiânia precisa responder e a sociedade precisa se movimentar para darmos uma vitória expressiva para Sandro Mabel, para colocarmos Goiânia novamente nos trilhos”, falou aos colegas.
O médico oftalmologista Leonardo Reis, representando a classe, também comentou sobre a precariedade do sistema de saúde da capital e relembrou a situação do Imas. “Deixamos de atender o Imas porque ele não nos paga. Por isso, vamos precisar de um prefeito que tenha o compromisso de resgatar aqueles valores das competências atrasadas e honrar o compromisso com o prestador”, pontuou, ao citar Sandro Mabel. “Ele foi um grande deputado e tem a possibilidade de ser nosso próximo prefeito, para dar um grande salto em gestão em parceria com o governador Ronaldo Caiado. Toda a sociedade quer um prefeito alinhado com o governador”, enfatizou.
Leave A Comment