O Dia Internacional da Animação – DIA, mostra de curtas-metragens de animação com exibições que acontecem simultaneamente em vários países e em mais de 200 cidades do Brasil, será realizado em Goiânia, no dia 28 de outubro, segunda-feira, a partir das 19 horas, no segundo andar do Museu Antropológico, na Av. Universitária, nº 1.116, no Setor Leste Universitário. A entrada é franca.

A Mostra Oficial do DIA conta com uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Ampliando ainda mais o acesso de todos ao cinema de animação, as mostras serão reprisadas com os recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendagem e LIBRAS) durante a Feira Pop, evento de artes gráficas, publicações independentes e ilustrações, que irá ocorrer nos dias 14 e 15 de dezembro na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Vale lembrar que a Mostra Infantil e Mostra Ambiental (paralelas) foram previamente exibidas na programação do 8º Mercado SAPI, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro, no HUB Goiás.

 

DIA: 21 anos no Brasil e 17 anos em Goiânia

A primeira edição do evento em terras brasileiras foi em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando, hoje, a mais de 200 cidades de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Em Goiânia, a primeira edição aconteceu em 2007, no cinema Cine Ouro, ampliando as sessões com um panorama exclusivo sobre a animação regional.

Este ano, o DIA recebeu a inscrição de 164 curtas-metragens de animação brasileiros para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, foram selecionados pelo júri, 8 filmes para a Mostra Nacional (programação principal) e 8 para a Mostra Infantil (programação paralela). O júri, coordenado por Marcelo Marão, foi composto por diretores e diretoras que tiveram seus filmes exibidos nas Mostras do DIA 2023 – Andrei Miralha (PA), Carol Sakura (PR), Denis Souza (SC), Helena Coelho (RJ) e Tiago Delácio (PE).

A Mostra Internacional conta com um programa de 5 curtas metragens estrangeiros com filmes vindos da Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia. A escolha foi feita a partir da curadoria do Diretor Marcelo Marão e colaboração de Paola Becco, do Stop Motion Our Fest.

 

Sobre o DIA – O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e acontece em mais de 30 países simultaneamente. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA, que coordena nacionalmente o evento com a participação de mais de 200 cidades.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme “Pauvre Pierrot”, no Museu Grévin, em Paris-França.

Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções e da Na Toca Produções, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado.

PROGRAMAÇÃO

MOSTRA NACIONAL

Classificação Indicativa – 14 Anos

Maré Braba – Dir. Pâmela Peregrino

Manu Sonha com Onças – Dir. Daniel OG

Hoje Eu Só Volto Amanhã – Dir. Diego Lacerda

Alguns Sinaes – Dir. Samu Mariani

O Nome da Vida – Dir. Amanda Pomar

O Futuro Que Me Alcance – Dir. Nat Grego

Absorta  – Dir. Luiza Pugliesi Villaça

Receita de Vó – Dir. Carlon Hardt

 

MOSTRA INTERNACIONAL

Classificação Indicativa – 10 anos

Después del eclipse – Dir. Bea R. Blankenhorst  (Argentina)

Le renard et l’oisille – Dir. Fred & Sam Guillaume (Suíça)

Six plain hot dogs – Dir. Joël Vaudreuil (Canadá)

Black Slide – Dir. Uri Lotan (Israel)

Ila, la niña tejedora – Dir. Edna Y. Higuera Peña (Colômbia)