Em uma celebração à cultura Yorubá e à arte contemporânea, o artista Rafael Vaz apresenta sua primeira exposição individual, “Merindilogun”, que será inaugurada nesta quinta-feira (31/10), às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). No dia 05 de novembro, o artista realizará uma mesa redonda, com a presença de sacerdotes goianos, sobre o jogo de búzios, também na Vila Cultural.
A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta para visitação até o dia 1ª de dezembro, na Sala Sebastião Barbosa. A exposição é baseada em um dos muitos “itans” (histórias) da cultura Yorubá, originária dos povos que hoje habitam a região da Nigéria e Benin, conduz o público por uma jornada visual e espiritual através do mito da criação do jogo de búzios.
Por meio de desenhos, pinturas e objetos, Rafael Vaz reconta a história de como Osún, a orixá da beleza e da doçura, foi incumbida por Olodumarè de iniciar os homens ao culto dos Orixás, dando origem ao jogo de búzios. A exposição reúne cerca de 8 obras, produzidas ao longo de 2023 e 2024, que exploram diversas linguagens artísticas.
O artista, que tem sua inspiração e poética vindas das ruas – de Altamira (PA), lugar onde nasceu, e de Goiânia, cidade que escolheu para viver -, oferta ao sagrado um presente. Por isso, “Merindilogun” é o início de tudo, o padê (presente) que Rafael oferece a Esú, antes de se iniciar qualquer cerimônia, e assim oferta suas obras a Esú e Osún como o início de tudo, o marco para o desenvolvimento do seu trabalho.
Desde a HQ inicial, que desencadeou o projeto, até as pinturas que retratam cenas e personagens da história, passando pelos objetos sagrados como búzios e cabaças, que trazem em seu interior elementos de força para a realização dos cultos, mel, gin, búzios, dendê, folhas. A mostra apresenta ainda uma série com as representações dos 16 odús gerados pelas jogadas dos búzios, os 16 caminhos e destinos que cada ser humano vem à Terra para cumprir.
A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.
Leave A Comment