O governador Ronaldo Caiado foi empossado membro honorário da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (ABOT), nesta sexta-feira (15/11), em sessão solene durante o 56º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), no Rio de Janeiro. “Cabe a mim dizer o meu muito obrigado a todo o colegiado por esta honraria. Vamos manter isto que é a academia, continuar a discussão da ortopedia, da saúde e de outros temas”, afirmou durante a solenidade em que esteve acompanhado pela primeira-dama, Gracinha Caiado.
Caiado foi eleito por unanimidade como membro honorário da ABOT, em maio de 2024. O título é concedido em homenagem a profissionais que se dedicam à ortopedia por meio de pesquisas, ensino, assistência, envolvimento institucional e publicações científicas. O governador de Goiás se formou em Medicina em 1974 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com carreira de quase cinco décadas na área ortopédica, Caiado concluiu mestrado, cursou especializações na França e atuou como professor e cirurgião da coluna.
Ao falar aos pares, o governador ressaltou o compromisso com a classe, a qual defende desde o período em que foi parlamentar. “Pude compartilhar essa vida entre a medicina e os mandatos”, comentou, ao citar propostas que apresentou em prol da categoria, como a inclusão dos médicos no regime de tarifação do Simples Nacional e a luta pelo Ato Médico, bem como as demandas atuais, como as críticas à proliferação de cursos de medicina e à falta de formação adequada.
Acadêmico Fundador da ABOT, Tarcísio Eloy de Barros Filhos, falou sobre a escolha do nome de Caiado, a quem se referiu como uma “personalidade multifacetada, marcante e brilhante” em todas as áreas em que atua. “Mesmo com toda essa intensa atividade, nunca se afastou das causas médicas, tendo sempre a porta aberta para quaisquer reivindicações, solicitações e movimentos que as entidades médicas precisassem”, enalteceu. “É defensor das causas da ortopedia brasileira, das entidades médicas em geral e da saúde da população brasileira, especialmente as parcelas mais carentes”, acrescentou sobre o governador.
A cerimônia empossou ainda três membros titulares da Academia: Eduardo Barros Puertas, Carlos Roberto Schwartsmann e Ricardo Esperidião, nas cadeiras 7, 11 e 41 respectivamente. “Prometo honrar a cadeira dessa Academia e procurar aumentar o protagonismo da mesma na busca do melhor ensino e da melhoria especial da ortopedia do nosso país”, afirmou Esperidião. “Os senhores estão me oferecendo uma honra e uma distinção que eu jamais esquecerei”, agradeceu Schwartsmann.
“Agradeço a todos aqueles que fizeram esse caminho da ortopedia e que nos serviram de inspiração. A função da Academia é divulgar, preservar a história da ortopedia, de todos os acadêmicos e homenagear todos esses pioneiros”, destacou o presidente empossado da ABOT, Adalberto Visco, que é o idealizador da entidade que recebeu a transmissão do cargo de Walter Albertoni.
Congresso Anual – A 56ª edição do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia reúne líderes da especialidade e empresas do setor para troca de conhecimentos e atualização científica em três dias de programação, entre 14 e 16 de novembro. O evento se apresenta como um marco no cenário ortopédico latino-americano, promovendo debates sobre saúde pública e segurança no trânsito. Participam da programação 17 especialistas internacionais, que compartilham suas experiências com os médicos brasileiros, e cerca de 70 empresas em uma feira voltada aos mais recentes avanços tecnológicos nas áreas de traumatologia e ortopedia.
Leave A Comment