O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, visitam o Projeto de Irrigação de Luiz Alves do Araguaia (PILAA), no município de São Miguel do Araguaia, no Noroeste goiano, nesta quarta-feira (14/10), às 11h, para alinhar ações de retomada das obras de implantação da segunda etapa do empreendimento. Na sequência, acompanhado do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, Caiado vistoria frentes de serviços nas GOs 347, 439 e 156, no Norte goiano.
A visita técnica em Luiz Alves faz parte das ações do Governo de Goiás, por meio da Seapa, para desenvolvimento de uma política robusta de irrigação no Estado. Participarão o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto, e o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho.
O foco da iniciativa é fortalecer e incrementar a produção de arroz, por meio da irrigação por inundação, que já ocupa 16 mil hectares em Goiás. Ao todo, o Estado possui 350 mil hectares de área irrigada.
A primeira etapa do projeto no distrito de Luiz Alves foi concluída pelo Governo de Goiás em 2001. Hoje, ela abrange uma área aproximada de 2 mil hectares e beneficia 36 produtores. No local, é produzido arroz, entre os meses de outubro e abril, e soja, para produção de sementes, entre maio e setembro.
Na segunda etapa já foram entregues mil hectares irrigados. As obras no local estão paralisadas desde 2010. Com a retomada, serão irrigados mais 3 mil hectares, totalizando 6 mil hectares nas duas fases. A conclusão do empreendimento beneficiará mais 60 produtores.
Com a implantação da irrigação por inundação, a produtividade de arroz quase dobrou na região. Passou de 54 sacas por hectare na safra 2020/2011 para 94 sacas por hectare na safra 2018/2019.
O Projeto de Irrigação de Luiz Alves conta com financiamento da Sudeco e apoio técnico da Codevasf, que contribui com o desenvolvimento dos projetos e atua diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região pelo acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores.
Logo após deixar Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, o governador e o presidente da Goinfra vão vistoriar obras em três rodovias goianas no Norte do Estado.
Caiado e Sales vão conferir o andamento do serviço de pavimentação da GO-347, entre Santa Terezinha de Goiás e Nova Iguaçu. São 38 quilômetros de asfalto que vão garantir a interligação de várias rodovias à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), essencial ao escoamento da produção goiana.
Na GO-439, entre Pilar de Goiás e Guarinos, Caiado irá vistoriar as frentes de serviços que trabalham para a conclusão de 7,3 quilômetros entre os municípios. Os investimentos de R$ 10,7 milhões vão garantir a primeira ligação por asfalto a Guarinos.
Caiado e Sales irão acompanhar também as obras da GO-156, que liga Uirapuru a Mundo Novo. O trecho não pavimentado de 35,7 quilômetros está recebendo os serviços de patrolamento e revestimento com cascalho que vão garantir a trafegabilidade no local. Os investimentos serão de R$ 1,1 milhão.