Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos ( Semasdh), Eerizânia Freitas definiu parceria com o Conselho Regional de Contabilidade para um alinhamento de ações conjuntas em relação às possíveis ações de incentivo à projetos sociais da Prefeitura de Goiânia na Campanha do Imposto de Renda Solidário. A secretária destacou a iniciativa como uma ferramenta para captar recursos e fortalecer ações sociais e políticas públicas voltadas para grupos mais vulneráveis da sociedade.
Ficou estabelecido um lançamento conjunto da campanha para o dia 14 de março e já estava prevista no plano de trabalho da Semasdh como ação a ser executada nos primeiros 100 dias da atual administração. A projeção de Eerizânia é de arrecadar cerca de R$ 8 milhões no primeiro ano. Programa do Governo Federal, O Imposto de Renda Solidário permite que ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física, o contribuinte possa destinar até 6% para programas sociais de amparo às crianças, adolescentes e pessoas idosas.
De 15 de março até 31 de maio o contribuinte pode destinar uma parcela aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente ( FMDCA) e aos Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). A destinação é feita durante o preenchimento da declaração do imposto de renda , diretamente pelo programa do IRPF. A plataforma também já calcula o valor a ser destinado e o contribuinte escolhe quais fundos municipais quer rever parte do seu imposto.
“A destinação pode ser direcionada a projetos de inclusão social e promoção dos direitos humanos, que é a nossa principal frente aqui na Capital. Ao engajar a sociedade nesse processo, podemos incentivar o impacto dessa iniciativa nos programas essenciais, garantindo mais autonomia e proteção para as populações atendidas como principalmente os idosos”, disse Eerizânia, conclamando uma participação intensiva dos cidadãos goianienses, que podem somar na transformação social.
Presidente do CRCGO, Sucena Hummel, declarou que “no início, era um trabalho mais tímido, com menos evidência e conhecimento, até mesmo por parte do poder público e entidades empresariais, até que eles entenderam que, por meio do profissional da contabilidade e a sua atuação junto ao contribuinte, conseguiríamos evidenciar a campanha do IR Solidário. E, com isso, nós temos uma oportunidade de fazer o nosso papel social, porque o contator também desempenha essa frente solidária”.
A presidente do Conselho também reforçou o convite para que a campanha seja alinhanda aos Seminários Regionais do Agronegócio, promovidos pelo Sistema Senar/Faeg. “Essa será uma excelente oportunidade para alcançar um público maior de profissionais da contabilidade que atuam no agronegócio, especialmente os que trabalham diretamente com os produtores rurais, pois são eles os maiores contribuintes da nossa Campanha do IR Solidário”, ressaltou.
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