O Governo de Goiás destinou R$ 1,8 milhão para estruturar um frigorífico de beneficiamento de tilápia no município de Minaçu, na região Norte do Estado, dentro do projeto de piscicultura do “Agro é Social”.
O anúncio do investimento, que garantirá a aquisição de equipamentos, ocorreu junto ao lançamento dos programas Mais Crédito e Mais Empregos, em evento realizado nesta terça-feira (27/10), na Praia do Sol, e comandado pela coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado.
Os programas Mais Crédito e Mais Empregos, são iniciativas para a recuperação financeira de pequenos empreendedores e de qualificação profissional, com foco nas demandas de mão de obra. Na programação estão previstas ainda a  constituição da cooperativa local, além de formações, com palestra sobre cooperativismo e cursos voltados aos piscicultores.
O prefeito de Minaçu, Zilmar Duarte, agradeceu a atenção que o governador Ronaldo Caiado e  ressaltou a piscicultura “como eixo de sustentação da economia e desenvolvimento social”.
Os recursos injetados na cadeia de criação de peixes em Minaçu são destinados ao fornecimento de equipamentos para análise de água e estruturação do frigorífico utilizado para o abate e beneficiamento de tilápia, principal produto da piscicultura da região.
Com a medida, a comercialização do produto passa a estar em conformidade com a legislação vigente e parâmetros de segurança alimentar. O objetivo do investimento é também captar pessoas em vulnerabilidade social que tenham interesse em iniciar na produção de pescado e dar mais suporte aos piscicultores que já estão em atuação no lago Cana Brava, situado no município.
Foto: Hegon Corrêa