A Prefeitura de Goiânia informa que o atendimento ao público segue normal até a implantação de uma nova plataforma para atendimento do Cadastro Único,  CadÚnico para Programas Sociais. A modernização, conduzida pelo Governo Federal, visa fortalecer a segurança dos dados, facilitar o acesso dos beneficiários e  otimizar o atendimento. A migração da base de dados se da  desde o sábado (1º/03) até o domingo (16.03), sem prejuízo no atendimento à população.

Em Goiânia, durante a transição para o novo sistema, o atendimento à população seguirá normalmente. Beneficiários que precisarem se cadastrar, atualizar informações ou acessar serviços poderão procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Central do CadÚnico, na Rua 4, no Centro, onde os dados serão coletados manualmente e integrados à nova plataforma após sua implementação.

Durante o período de troca de sistema, a secretaria realizará a capacitação por meio de educação à distância para garantir o preparo de todos dos profissionais de forma escalonada a fim de não paralisar o atendimento  à população. Desta forma, haverá diminuição dos serviços para a preparação das equipes na nova plataforma.

A migração dos dados para a plataforma Dataprev ocorre desde de fevereiro e vai até 17 de março. Após essa etapa, o CPF passará a ser o número de identificação do Cadastro Único, simplificando a gestão e o acesso às informações dos beneficiários.

O novo Cadastro Único também inclui a plataforma de gestão de riscos, por meio da qual será possível monitorar e identificar fraudes, utilizando algoritmos de inteligência artificial para evitar erros. Além disso, uma plataforma de relatórios analíticos será disponibilizada para facilitar a busca ativa nos municípios brasileiros. Desta forma, as políticas públicas se tornam mais acessíveis e chegam a quem mais precisa.