O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, promove mais uma etapa do mapeamento do artesanato goiano para a criação do Sistema do Artesanato de Goiás (SAG). A segunda fase desse processo contará com visita técnica aos artesãos de Mineiros, nesta quarta-feira (28/10), e em Chapadão do Céu, na quinta-feira (29/10). As reuniões com os artistas locais contarão com a participação da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a primeira-dama Gracinha Caiado, e do secretário da Retomada, César Moura.
O objetivo da agenda é detalhar quais são as potencialidades e necessidades dos artesãos da região Sudoeste de Goiás. A partir das informações colhidas durante os encontros com os representantes do artesanato goiano, será possível criar políticas públicas no âmbito do Estado, voltadas para as demandas e riquezas de cada região.
A programação do primeiro dia inclui a visita à Associação dos Artesãos de Mineiros, onde será apresentado o trabalho de tapeçaria em tear com fibra de buriti e de peças feitas em madeira, duas fortes categorias do artesanato local. Ainda na quarta-feira, está prevista a visita ao Quilombo do Cedro, que faz parte da formação da cidade.
Na programação consta também com uma visita ao Parque Nacional das Emas para a observação do fenômeno natural da bioluminescência, que é a produção de luz por organismos vivos. No caso de Mineiros, a luz natural é produzida por larvas dos vagalumes nos cupinzeiros.
Na quinta-feira, as equipes da Retomada e do GPS visitarão a Associação dos Artesãos de Chapadão do Céu, para conhecer a realidade local.