A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), avança com a implantação da terceira faixa em toda a extensão da Avenida Castelo Branco, incluindo a conexão com a Avenida Mutirão. No trecho entre as praças Ciro Lisita e Walter Santos, no Setor Coimbra, a via passará por adequação geométrica para acomodar a nova faixa. A intervenção faz parte de um conjunto de melhorias voltadas à mobilidade urbana, especialmente para reduzir congestionamentos nos horários de pico.
A obra integra o Plano Nova Mobilidade, que prevê ações em dez importantes avenidas da capital. Para viabilizar a terceira faixa, foi necessário proibir o estacionamento ao longo dos quase oito quilômetros da via. Como alternativa, mais de 500 vagas estão sendo demarcadas em ruas secundárias próximas.
Sincronização semafórica e conversões proibidas – Além da nova faixa, a SET implantará a sincronização semafórica, conhecida como “onda verde”, para garantir maior fluidez ao trânsito, reduzindo paradas ao longo do percurso. Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a tecnologia permitirá monitoramento e controle automático dos semáforos. “Isso representa um grande avanço para a cidade. Teremos um trânsito mais organizado e ágil para quem circula pela região”, explica.
Outra medida para otimizar o fluxo de veículos é a restrição de três conversões à esquerda ao longo da avenida, incluindo a da Rua Jaraguá. Essas interseções frequentemente causam congestionamentos devido à necessidade de múltiplos tempos semafóricos. Com a mudança, a expectativa é reduzir o tempo de espera nos cruzamentos e tornar a circulação mais eficiente.
O projeto também prevê a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco para a Marginal Cascavel, atendendo a uma demanda antiga dos motoristas que utilizam essa rota diariamente. O secretário Tarcísio Abreu reforça que todas as intervenções foram planejadas com base em estudos técnicos para beneficiar a população.
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