A Escola do Futuro de Goiás, unidade de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, está produzindo próteses e órteses acessíveis por meio da impressão 3D em Mineiros.

O projeto é realizado em parceria com as Faculdades de Medicina e Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), e tem como objetivo oferecer soluções de alta qualidade a baixo custo para pessoas e animais que necessitam desses dispositivos.

O projeto é coordenado pelos professores Karine Lopes e Wilker Batista, e desenvolvido dentro da disciplina de Projeto Integrador, no qual os alunos da Escola do Futuro precisam propor ideias de empresas criativas que atendam às demandas reais do mercado.

Há também a participação de alunos da escola que cursam Desenvolvedor Back-End, disciplina do curso de Web Design e Cibersegurança, a fim otimizar a produção nas impressoras 3D.

O projeto foi apresentado em dezembro de 2024 e, atualmente, está na fase de desenvolvimento das próteses e órteses, conforme as demandas identificadas pelos alunos das Faculdades de Medicina e Medicina Veterinária da Unifimes.

 Ampliar acesso e baratear custos – Os alunos realizam atendimentos nos laboratórios, identificando pacientes com necessidade dos equipamentos e, com base nesse levantamento, passam as diretrizes para que as peças personalizadas sejam desenvolvidas na Escola do Futuro.

A fase de testes está prevista para início de maio. As próteses e órteses são confeccionadas com ácido polilático (PLA), material ermoplástico usado para imprimir em 3D.

A professora Karine destaca que o objetivo é ampliar o acesso e baratear os custos. Ela ainda acredita no benefício que as próteses e órteses 3D podem trazer à comunidade.

“Assim, podemos oferecer para a sociedade um produto de boa qualidade e preço abaixo de mercado, enquanto nossos alunos entregam um serviço de ponta para a comunidade”.

Impacto Social– O objetivo é expandir o projeto para outras unidades da Escola do Futuro de Goiás e para outras cidades, ampliando o impacto social da iniciativa.

“Projetos como esse mostram o potencial transformador da tecnologia quando aliada à educação e às demandas sociais. Estamos formando talentos que dominam novas ferramentas e aplicam esse conhecimento para impactar positivamente a sociedade”, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

“A produção dessas peças com tecnologia 3D traz a possibilidade de oferecer mais acessibilidade, qualidade de vida e inclusão a pessoas que antes teriam menos acesso a esse tipo de recurso”, afirma o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unifimes, Daniel Resende.

Para ele, a iniciativa é extremamente importante e representa um marco não apenas para a EFG, mas para toda a nossa comunidade acadêmica e regional.

Escolas do Futuro de Goiás – As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, mantidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e estão presentes em cinco cidades:

  • Goiânia,
  • Aparecida de Goiânia,
  • Mineiros,
  • Santo Antônio do Descoberto
  • e Valparaíso.

Desde 2021, são geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação (Cett/UFG).