A Campanha de Vacinação contra a Influenza em Goiás tem início oficialmente nesta terça-feira, 1º de abril, quando acontecerá a solenidade de abertura, às 8h30, na Unidade de Saúde da Família Conjunto Riviera, em Goiânia A vacinação contra a Influenza, nesse primeiro momento, será voltada apenas para os grupos prioritários, que incluem crianças menores de seis anos, idosos, gestantes, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, segurança, transporte coletivo, entre outros. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.
O imunizante é trivalente e protege contra a H1N1, H3N2 e B. Em 2024, a cobertura vacinal contra a Influenza no estado foi de 48,67%. Esse imunizante deve ser tomado anualmente, já que os vírus da influenza sofrem mutações constantes. Pela primeira vez na campanha deste ano, a vacina passa a ficar disponível em unidades de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. Isso quer dizer que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário poderão tomar a vacina a qualquer momento do ano.
Neste primeiro momento, o foco do Sistema Único de Saúde (SUS) é a vacinação dos grupos prioritários e segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é imunizar 90% do grupo prioritário ressaltando que ao longo do ano haverá momentos em que pessoas de outros grupos serão contempladas, conforme os estoques de cada prefeitura.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. No entanto, qualquer pessoa pode tomar a vacina quadrivalente pela rede privada de saúde. A vacina é apenas contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. A vacina quadrivalente, também conhecida como tetravalente, é considerada a vacina da gripe mais completa. Ela protege contra quatro tipos de vírus da gripe, enquanto a trivalente protege contra três.
Os idosos também encontram na rede particular a vacina Efluelda destinada exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade. A Efluelda tem uma quantidade maior de antígenos para todos os sorotipos contemplados na vacina quadrivalente. Ela tem 4 vezes mais a quantidade de antígenos que você tem para os subtipos influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B (Victoria e Yamagata) da vacina tetravalente habitual. A vantagem é que ela confere 24% a mais de eficácia, ou seja, além da eficácia da vacina tetravalente habitual, você acrescenta 24% de eficácia.
Público para a vacina de rotina contra a gripe
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Gestantes.
Público especial para a vacinação contra a gripe
- Puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Forças armadas, de segurança e salvamento;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Trabalhadores dos Correios.
Leave A Comment