A decoração do Natal de 2020 será diferente no município de Rio Quente. Além da pandemia de Covid-19 e as restrições que precisam ser observadas – especialmente a aglomeração de pessoas – para evitar a propagação do Coronavírus, a prefeitura desistiu de enfeites nas ruas e praças sob a alegação de falta de recursos.

Foi então que os empresários, do bairro Esplanada, cartão de visita da cidade, por ser ponto comercial, gastronômico e congregar o maior número de flats e pousadas, tomaram para si a missão de fazer a decoração natalina. “Não temos muitas alternativas. Estamos providenciando a decoração natalina, em locais como a entrada para o bairro, e nas pracinhas vizinhas. Cada comerciante fará a decoração de sua loja. Isso vai dar um pouco de espírito natalino nesta época complicada que estamos vivendo”, disse a empresaria Teonília(Brasil By Teo).

O empresário Carlos (Cia Termal), destacou que não se tem como fugir da realidade pois a crise é mundial sendo necessário que a comunidade se adapte ao período, mas sem esquecer da importância da data. Para tornar a decoração natalina realidade, os empresário puseram as mãos na massa: visitaram o deposito da prefeitura em busca de arranjos antigos e promoveram a reciclagem dos mesmos. Surgiram então laços, anjos, guirlandas e renas para deleite dos turistas interessados em guardar uma lembrança da cidade.

Luciano Sansara destaca que a união dos empresários fez ressurgir a Associação dos Empresários de Rio Quente. Embora exista há muitos anos a entidade se encontrava desmotivada. “A nossa união provocou duas boas situações: de um lado, nossa mobilização para incentivar as vendas e a visita dos turistas nesta temporada, apresentando uma decoração executada com nossa iniciativa, e por outro a volta de nossa associação como entidade com voz para exigir posições efetivas do poder público.

A expectativa agora é para com a data quando as luzes de Natal serão acesas oficialmente. “Este ano mudamos um pouco a decoração, diz Teonília. “Esta semana ficará pronto, mas a comunidade já pode observar que tem coisas diferentes”, destacou.