O governador Ronaldo Caiado interrompe a agenda no dia de hoje, quarta-feira,16, para comparecer na cerimônia de lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19. O evento promovido pelo Ministério da Saúde contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O anuncio pegou governadores e secretários de surpresa. Anteriorme estava prevista uma rodada de conversass entre Pazuello e os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e do Pará, Helder Barbalho (MDB). A reunião com os três, entretanto, ainda está prevista, mas para às 15h, após o anúncio da ação nacional.

O anúncio ocorre um dia depois de o Ministério da Saúde ter informado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê iniciar a vacinação contra a Covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a entrega dos primeiros lotes.

Ainda de acordo com esse novo documento, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários (veja detalhamento mais abaixo) e, em seguida, 12 meses para imunizar a “população em geral”.