Acontece nesta quarta-feira, 23 ás 9 horas, as inaugurações da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams), ambos levam no nome do médico goiano Domingos Viggiano.

Com a área ampliada em 1.200 metros quadrados, o prédio onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Jardim América, vai oferecer dois serviços: Upa 24 horas para atendimento de urgência e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) para ambulatório. A capacidade dos dois serviços é de mais de 10 mil atendimentos por mês (10.235).

A secretaria de Saúde, Fátima Mrué, explica que a parte ambulatorial vai contar com duas grandes novidades. “Vamos ter o Centro Integrado de Pediatria, o Ciped, com diversas especialidades pediátricas e o Centro de Especialidades Odontológicas, o Ceo, que vai atender adultos e crianças. São serviços importantíssimos para a população”, comemora.

O Centro Integrado de Pediatria terá 7 consultórios médicos e capacidade para 3 mil atendimentos por mês em diversas especialidades. Entre elas, gastroenterologista, alergista, pneumologista, infectologista, nefrologista, otorrinolaringologista e medicina do adolescente.

O Centro de Especialidades Odontológicas é destinado ao atendimento de adultos em geral e crianças de zero a 6 anos, possui 7 consultórios, capacidade para 875 pacientes por mês nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Portador de Necessidades Especiais (PNE). Cirurgia Buco Maxilo e Prótese serão implantados posteriormente.

A escala de profissionais já está completa e os serviços nos dois centros terão início tão logo seja concluída a entrega de documentos por parte dos profissionais. O atendimento será por encaminhamento.

A urgência, com funcionamento 24h, terá atendimento com clínico geral, ortopedista e pediatra. No local funcionarão consultórios para exames diversos, salas de raio-X digital, farmácia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, observação infantil, observação masculina e feminina, sala de reidratação, sanitários masculino e feminino adaptados aos portadores de necessidades especiais (PNE) e a sala vermelha – destinada à estabilização dos pacientes graves – com três leitos.

Para melhor conforto dos profissionais de saúde, o novo prédio conta com quarto de descanso, copa, refeitório, banheiro e vestiário masculino e feminino. No local também haverá posto policial e área de embarque e desembarque de pacientes.

Dr Domingos Viggiano era natural da cidade de Goiás. No ano de 1938 formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Brasil. O primeiro emprego foi no Hospital Evangélico de Anápolis, cidade onde se casou e teve dois filhos: Domingos Viggiano Júnior, (in memoriam) e Dr Maurício Viggiano.

Dr Domingos veio para Goiânia a convite do então governador Pedro Ludovico Teixeira para cuidar dos operários que trabalhavam nas obras de construção da nova capital. Foi o primeiro diretor da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Na década de 60 construiu o Hospital Maria Auxiliadora, na rua 20, no centro, onde dedicou à medicina até seus últimos dias de vida.

Faleceu no ano de 2002. Clínico e cirurgião geral, Dr Domingos Viggiano, ficou conhecido como médico dos pobres. O exercício da medicina era um sacerdócio, atendia a todos que precisavam, tendo ou não condições de pagar.