Os goianos não serão obrigados a tomar a vacina de imunização contra a covid-19. Projeto neste sentido de autoria do deputado estadual Humberto Teófilo(PSL) foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (12/01).

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Humberto Teófilo (PSL). “Qual o sentido de obrigar homens e mulheres a se vacinarem? A Constituição Federal é bem clara no que diz respeito aos direitos fundamentais das pessoas. Precisamos ter dados científicos de que essa vacina irá produzir anticorpos e evitar uma infecção do coronavírus”, defendeu quando apresentou o projeto em novembro do ano passado.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), não recomenda a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 em qualquer país. Em entrevista à CNN Brasil, a vice-diretora Mariângela Simão disse que o órgão é contra “medidas autoritárias” e que essa decisão cabe a cada país.

Lei sancionada pelo presidente em 6 de fevereiro deste ano dá poder a Estados e municípios de decidir pela obrigatoriedade ou não da vacina.