O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), retomará, no próximo dia 20 de janeiro, conforme a Portaria Nº 11, do dia 08 de janeiro, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) dos aposentados e pensionistas da previdência estadual.
O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.
A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt-Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na capital e interior do Estado.
Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.
Segundo a gerente de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da GoiasPrev, Marina Ribeiro Moreira, a medida que teve início em março do ano passado, quando foi decretada a pandemia, deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, contemplando mais 60 mil aposentados e pensionistas. “Com o retorno da atividade, prevemos que até o mês de março, faremos a atualização cadastral de aproximadamente 9 mil segurados (aniversariantes de janeiro e fevereiro). A partir daí, o atendimento volta à normalidade, com uma média de 4,5 mil cadastros a cada 2 meses”, afirma a gerente.
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas civis e militares do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:
*Goiasprev:* Atendimento por vídeoconferência.
Agendamento pelo e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br
Deverão ser enviados os seguintes dados:
• Número de telefone (whatsapp) para contato que tenha câmera para a videoconferência;
• Identidade frente e verso;
• Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP;
• Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos 3 meses.
A equipe do multiatendimento responderá o e-mail em até 24h, agendando o horário para a videoconferência.
Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site https://www.goiasprev.go.gov.br/
O recadastramento presencial será feito apenas nas agências do Vapt-Vupt com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento. -Agendamento Goiasprev
Atendimento presencial pré-agendado no site http://www.ipasgo.go.gov.br (atendimento: telefones, endereços e horários): https://bit.ly/3qgDdke
Nas localidades que não possuem unidade do Vapt-Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo.
Tanto no Vapt-Vupt, quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso obrigatório de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas.
O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento
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