Toque de recolher, capacidade de expansão de leitos para pacientes com covid-19, articulação entre os municípios da região do entorno, não concessão de ponto facultativo no carnaval, foram as principais pautas da reunião mantida na noite de quinta-feira,28, entre o governador Ronaldo Caiado, o prefeito Rogério Cruz e secretários de saúde do estado e dos municípios de Aparecida de Goiânia e Anápolis, além de representante do Hospital das Clínicas.

A ação faz parte de uma série de acordos com cidades goianas de pequeno, médio e grande porte, promovidas pelo Governo do Estado face ao avanço da pandemia de covid-19 estabelecendo ações com autoridades sanitárias e gestores municipais. “Nós pedimos a colaboração de todos os 7 milhões e 200 mil goianos. Temos que observar este momento onde a taxa de ocupação de leitos de nossas unidades de saúde já se aproxima de 90%. Os índices do coronavirus tiveram aumento significativo nesta segunda onda com maior capacidade de transmissibilidade da primeira onda. Nós já abrimos leitos, mas não se produzem médicos, técnicos, fisioterapeutas, com experiência para combater o covid-19, de uma hora para outra” destacou Caiado.

O trabalho, conforme assegurou o governador, será de que os participante da reunião solicitem apoio das demais cidades goianas que disponham de leitos para ações compartilhadas de socorro aos pacientes. O prefeito de Goiânia garantiu a presença da prefeitura na campanha que visa conscientizar a população sobre os riscos desta segunda onda do covid-19.