A obra O Grito será exibida com uma série de outras obras de Munch, incluindo Madonna, A Dança da Vida e Autorretrato com Cigarro, no Museu Nacional da Noruega em 2022. A informação é da BBC para o G1 e trata da descoberta da veracidade da frase “Só pode ter sido pintado por um louco” estão inscritas a lápis no canto superior esquerdo daquela que é considerada a mais famosa obra do autor.

Dúvidas sobre a autoria da frase perseguiram estudiosos da arte até que, recentemente, um scan infravermelho feito no quadro e outros exames feitos pelo Museu Nacional da Noruega confirmaram: O artista Edvard Munch escreveu mensagens secretas em sua pintura de O Grito. As palavras “Só pode ter sido pintado por um louco” estão inscritas a lápis no canto superior esquerdo.

A pintura original, exibida pela primeira vez na cidade natal de Munch, Oslo (então Kristiania), em 1893, tornou-se uma expressão radical e atemporal da ansiedade humana. Sua influência se estende desde filmes de terror de Hollywood a emojis modernos.

A obra passou por conservação em preparação para sua instalação no novo museu, que deve ser inaugurado na capital norueguesa no próximo ano. Em 1994, O Grito foi roubado de um museu de arte norueguês. O quadro foi recuperado por detetives britânicos, em uma operação secreta ousada.

Em 2019, a série BBC Arts escreveu que o trabalho era “uma expressão de sua ansiedade em um ponto de inflexão na história, em um mundo cada vez mais livre de velhas tradições”, observando que “há paralelos claros no mundo de hoje”.

Foto: National Museum of Norway / BBC News Brasil