Os 18 prefeitos que integram a região metropolitana de Goiânia, após análise da situação dos municípios de restrições para deter o avanço da covi-19 e após informações dos técnicos de que não houve queda no número de óbitos e nem no número de infectados, farão amanhã, sábado, 6, às 9 horas, uma reunião virtual para definir as novas medidas de enfrentamento à COVID-19. O governador do Estado, Ronaldo Caiado, que se mantém afastado de funções administrativa diante de um quadro de infecção urinária, também é aguardado no encontro.

O objetivo continua sendo, a exemplo da reunião realizada há sete dias atrás, é em conjunto, tomarem as decisões necessárias para garantir a vida da população. Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Rogério Cruz(Republicanos) se reuniu com o Comitê de Crise e com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha,(MDB), para fazer uma análise técnica dos dados epidemiológicos atualizados.

“A Prefeitura de Goiânia reconhece o atual momento de gravidade da pandemia e tem executado diversas ações para proteção à vida. Somente em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu 118 leitos de UTI para tratamento exclusivo de coronavírus. Além disso, aplicou mais de 116 mil doses de vacinas em profissionais de saúde e idosos e promoveu testagem ampliada na capital, informa nota da Prefeitura de Goiânia.

Ainda segundo a nota, nesta sexta-feira, 11 postos de saúde municipais fizeram a testagem em massa e a taxa de casos confirmados foi superior a 20%. Um decreto municipal publicado no último dia 27 de fevereiro determinou o fechamento de serviços não essenciais. Mesmo diante de medidas duras, os casos de coronavírus em Goiânia estão subindo. A taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 96% na tarde desta sexta-feira, dado que preocupa.