A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (15) os indicados à 93ª edição do Oscar, que será realizada no dia 25 de abril. A cerimônia terá de ser em formato virtual, com transmissão ao vivo de vários locais, como o Dolby Theatre, em Los Angeles, o tradicional palco da festa. Dirigido por David Fincher, “Mank” lidera em número de indicações, com dez no total, incluindo melhor filme, direção e ator (Gary Oldman).

“nOMADLAND,” Vencedor do Globo de Ouro, recebeu seis indicações, entre elas as de melhor filme, atriz (Frances McDormand) e direção para Chloé Zhao.

Nesta edição e pela, pela primeira vez, o Oscar contará com duas mulheres entre as indicadas a melhor direção no mesmo ano: além de Zhao, também está no páreo Emerald Fennell, por “Bela vingança”. Elas concorrem com Thomas Vinterberg (“Another round”), Lee Isaac Chung (“Minari”) e David Fincher (“Mank”).

Além de “Nomadland”, outros fortes candidatos empataram com seis indicações, cada: “Bela vingança”, “Judas e o messias negro”, “O som do silêncio” e “Os 7 de Chicago”.

A pandemia de coronavírus, que obrigou o mundo a se adaptar ao isolamento social, também fez a premiação se adaptar à uma nova realdidade e o Oscar precisou abrir mão do ritual que antecede a grande festa do cinema. Sem festas, entrevistas e seu disputado tapete vermelho.

“Neste ano que tanto exigiu das pessoas, a Academia está determinada a apresentar um Oscar como nenhum outro, enquanto prioriza a saúde pública e a segurança de todos aqueles que irão participar”, disse um porta-voz da Academia à revista Variety. “Para criar o show presencial que nosso público global quer ver, enquanto se adapta aos requisitos da pandemia, a cerimônia será transmitida ao vivo de vários locais, incluindo o famoso Teatro Dolby.”

Confira a lista completa das consideradas principais indicações:

Melhor Filme: “Meu pai”; “Minari”; “O som do silêncio”; “Nomadland”; “O som do silêncio”; “Mank”; “Bela vingança”; “Os 7 de Chicago”;;”Judas e o messias negro”

Direção: Thomas Vinterberg (“Another round”); David Fincher (“Mank”); Lee Isaac Chung (“Minari”); Chloé Zhao (“Nomadland”); merald Fennell (“Bela vingança”).

Atriz: Viola Davis (“A voz suprema do blues”; Andra Day (“Estados Unidos Vs. Billie Holiday”); Vanessa Kirby (“Pieces of a woman”);Frances McDormand (“Nomadland”); Carey Mulligan (“Bela vingança”)

ATOR: Riz Ahmed (“O som do silêncio”); Chadwick Boseman (“A voz suprema do blues”); Anthony Hopkins (“Meu pai”); Gary Oldman (“Mank”);
Steve Yeun (“Minari”).

Foto: Hahn Lionel/ABACA via Reuters Connect / Reuters