Os estados brasileiros receberão esta semana mais um lote de vacinas contra covid-19. Isto porque na manhã desta segunda (15), o Instituto Butantan encaminhou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, um novo carregamento contendo 3,3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 – maior lote entregue até agora. Ao todo, já foram fornecidos 20,6 milhões de doses do imunizante CoronaVac, desenvolvido em parceria com laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas a todas as regiões do país, por meio do Programa Nacional de Imunizações.

Pelo cronograma apresentado pelo Butantan, na próxima quarta-feira (17), deve ser enviada mais uma remessa com 2 milhões de vacinas e, até o fim do mês, o instituto prevê fornecer um total de 22,6 milhões de doses. Até o fim de abril, a previsão é que tenham sido entregues 46 milhões de doses, conforme o contrato com o governo federal. De acordo com o Butantan, a produção da vacina foi acelerada e o quadro de funcionários responsáveis pelo envase do produto foi dobrado.

Para completar a produção das 46 milhões de doses do primeiro contrato com o Ministério da Saúde, a China precisa enviar matéria-prima para mais 6 milhões de doses, o que deve acontecer ainda em março. As demais 54 milhões de doses, objeto do segundo contrato, serão entregues até 30 de agosto. Para cumprir esse cronograma, o Butantan aumentou suas equipes e trabalha 24 horas por dia.