As macrozonas de Aparecida de Goiânia fecharão nas manhãs de sábado após ter o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 da cidade analisado o cenário epidemiológico apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A portaria 022/2021 de 14 de março, permitia o funcionamento até às 13h aos sábados. O município segue com matriz de risco no cenário laranja, ou seja, risco alto.

A nova portaria será publicada nesta quinta-feira (25) e já entrará em vigor neste sábado, dia 27 de março. Desta forma, as 10 macrozonas fecham quatro dias, sendo dois dias da semana já estipulados na portaria 022 e também aos sábados e domingos durante o dia todo. No fim de semana está autorizado apenas o funcionamento dos serviços considerados essenciais. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas ruas evitando a transmissão da Covid-19.

Mesmo com as macrozonas abertas nos dias autorizados, as atividades não essenciais continuam suspensas, tais como eventos públicos e privados; cinemas, anfiteatros, museus, bibliotecas e clubes recreativos e assemelhados; academias, atividades de condicionamento físico e ensino esportivo de todas as modalidades; reuniões em áreas comuns de condomínios, inclusive áreas de churrasqueiras, quadras poliesportivas, academias e piscinas.

Também continuam suspensas atividades de clubes recreativos e parques aquáticos; e excursões com finalidade turística ou não; as aulas presenciais em estabelecimentos públicos e privados de ensino regular, técnico, preparatórios e livre nas etapas fundamental de 2ª fase, médio e superior.

Entre os fatores analisados pela Matriz de Risco para definir o atual cenário de risco em Aparecida estão o número de casos ativos, percentual de positividades de exames de PCR, taxa de transmissão, taxa de letalidade, taxa de ocupação de leitos e média de afastamento dos profissionais de saúde.

A partir desta quinta-feira (25), pessoas com mais de 65 anos de idade poderão ser imunizadas nos sete postos fixos de Aparecida de Goiânia. Para receber a vacina é necessário ter em mãos documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de endereço. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 11,8 mil novas doses de vacina contra a Covid-19. Com o novo estoque, a cidade irá ampliar a faixa etária do grupo prioritário que recebe a primeira dose do imunizante.

A imunização estará disponível nos drive-thrus da Cidade Administrativa (Região Central) e do Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança), sem necessidade de agendamento prévio. O horário é das 8h às 19h nesses locais.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a vacinação ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, das 8h às 17h. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura e as vagas já foram ofertadas.