A partir desta segunda-feira,29, as academias instaladas em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, voltam a funcionar durante o rodízio de funcionamento das atividades comerciais, com a limitação de 30% da capacidade de lotação. De acordo com o documento, apesar de liberado o funcionamento, todos terão que manter as regras sanitárias previstas no decreto, podendo a multa chegar a R$ 360 mais a cassação das licenças municipais em caso de descumprimento.

A Prefeitura já tinha autorizado a reabertura dos salões de beleza e barbearias, recomendando observação as normas sanitárias sob pena de multa. Os estabelecimentos estavam fechados desde o dia 1º de março. Além das multas, os autorizados poderão ter suspensas as licenças municipais em caso de descumprimento. Já as atividades de estética seguem suspensas, segundo o documento.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou no dia 14 de março uma portaria com as regras do escalonamento do comércio e os serviços suspensos, o qual começou a ser adotada no dia seguinte. Aparecida de Goiânia foi dividida em 10 macrorregiões: Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo.

No município a situação epidemiológica foi dividida em quatro cenários – verde, amarelo, laranja e vermelho, que variam conforme a quantidade de casos e ocupação de hospitais. E seguem com as seguintes atividades suspensas: Eventos públicos e privados de qualquer natureza, que envolvam aglomeração de pessoas;

Cinemas, anfiteatros, museus, bibliotecas e clubes recreativos e assemelhados;Reuniões em áreas comuns de condomínios, inclusive áreas de churrasqueiras, quadras poliesportivas, academias e piscinas;

Atividades de clubes recreativos e parques aquáticos; Excursões, com finalidade turística ou não;

Aulas presenciais em estabelecimentos públicos e privados de ensino regular, técnico, preparatórios e livre nas etapas fundamental de 2ª fase, médio e superior, ficando autorizadas apenas as atividades na modalidade remota.